Como instalar chuveiro elétrico?
Quais são os modelos de chuveiros que existem?
Quando pensamos em instalar um chuveiro elétrico já temos a ideia de que seja algo bem simples, afinal só temos que enroscar um tubo na parede, ligar alguns fios e pronto. Mesmo parecendo tão fácil quando se pensa, devemos tomar certos cuidados e nos atentar para os riscos que esse “simples’’ serviço pode nos oferecer, por exemplo: Qual cabo usar para chuveiro? Qual o disjuntor correto para chuveiro? Como aterrar o chuveiro? Como instalar e qual o melhor chuveiro?
Ter bem claro essas respostas garantem uma correta instalação do chuveiro, sem oferecer riscos à vida conforme a NBR-5410 orienta.
Nesse artigo iremos esclarecer essas dúvidas juntamente com os modelos de cada chuveiro, especificações técnicas e o passo a passo para a instalação.
Qual cabo usar para chuveiro?
Da mesma forma que o disjuntor deve ser dimensionado o cabo elétrico também deve seguir a mesma regra para um correto funcionamento e assim evitar alguns problemas graves na instalação como por exemplo aquecimento que podem ocasionar o derretimento dos condutores entre outros riscos mais graves como princípios de incêndio e o mal dimensionamento do disjuntor está ligado a esses riscos que citamos agora.
Seguindo a linha de um correto dimensionamento do condutor para o chuveiro temos que levar em consideração a distância entre o Quadro de distribuição (QDC) onde está o disjuntor, até o local onde será instalado o chuveiro.
Vamos usar para efeito de cálculo a corrente do nosso exemplo a seguir de 35,43A os fabricantes exigem em especificação no corpo do chuveiro qual cabo usar, ou seja para esse caso iremos usar um cabo de 6mm² para a tensão de 127V, nunca esquecendo que o cabo pode variar dependendo da tensão de alimentação, da potência do chuveiro e claro a distância que mencionamos do QDC até o ponto de instalação.
Qual o disjuntor correto para chuveiro?
Os disjuntores são denominados dispositivos de proteção que são projetados para interromper um circuito quando há uma sobrecarga ou um curto-circuito em uma instalação a partir do limite de corrente que ele suporta. Assim, se ele for mal dimensionado pode ocorrer um dos mais comuns casos de disjuntor desarmando e se tem algo desagradável é na hora do banho ter esse problema, não é mesmo? Tirando dessa lista claro os adeptos a banho frio rs. Temos um artigo aqui no blog explicando com mais detalhes sobre disjuntores, o link está logo abaixo.
➞ Disjuntor, o que é? Para que serve? Como funciona?
Para uma correta escolha devemos saber a curva correta a se usar nesse disjuntor de acordo com a sua corrente nominal, bom para ficar bem fácil de entender iremos usar um chuveiro de potência de 4500W, e a alimentação que irá ligar esse chuveiro é 127V monofásico.
e de forma bem fácil é só dividir a potencia (4500w) pela tensão de alimentação (127V) assim teremos a corrente que esse chuveiro irá precisar que será aproximadamente 35,43A (Amperes) para esse caso deve se usar um disjuntor que seja desse valor ou um pouco a mais, não podemos usar um valor abaixo e nem muito acima e no comércio iremos encontrar disjuntor de 40A então devemos escolher esse pois é o valor mais próximo desse resultado não ficando abaixo dos 35,43A encontrado. Se quiser saber mais sobre corrente elétrica (A) que falamos agora temos outro artigo aqui no blog explicando mais a fundo o que é corrente elétrica, o link está logo abaixo.
Como aterrar o chuveiro?
Outra grande dúvida que muitos nem chegam a ter e acabam fazendo de forma errada é ligar o cabo terra do chuveiro no cabo neutro do chuveiro. O correto é claro ligar o cabo terra do chuveiro no cabo terra da instalação do local, mas caso não tenha esse cabo já esperando o melhor a se fazer é deixar o cabo terra sem conectar mesmo o isole e contrate um eletricista para realizar esse serviço se você não for habilitado.
➞ 3 RAZÕES ABSOLUTAS PARA SE CONTRATAR UM ELETRICISTA.
Comentários
Postar um comentário