Como Instalar Chuveiro e Quais os Modelos?

Como instalar chuveiro elétrico?

Quais são os modelos de chuveiros que existem?

Quando pensamos em instalar um chuveiro elétrico já temos a ideia de que seja algo bem simples, afinal só temos que enroscar um tubo na parede, ligar alguns fios e pronto. Mesmo parecendo tão fácil quando se pensa, devemos tomar certos cuidados e nos atentar para os riscos que esse “simples’’ serviço pode nos oferecer, por exemplo: Qual cabo usar para chuveiro? Qual o disjuntor correto para chuveiro? Como aterrar o chuveiro? Como instalar e qual o melhor chuveiro?

Ter bem claro essas respostas garantem uma correta instalação do chuveiro, sem oferecer riscos à vida conforme a NBR-5410 orienta.

Nesse artigo iremos esclarecer essas dúvidas juntamente com os modelos de cada chuveiro, especificações técnicas e o passo a passo para a instalação.


Qual cabo usar para chuveiro?

Da mesma forma que o disjuntor deve ser dimensionado o cabo elétrico também deve seguir a mesma regra para um correto funcionamento e assim evitar alguns problemas graves na instalação como por exemplo aquecimento que podem ocasionar o derretimento dos condutores entre outros riscos mais graves como princípios de incêndio e o mal dimensionamento do disjuntor está ligado a esses riscos que citamos agora.

Seguindo a linha de um correto dimensionamento do condutor para o chuveiro temos que levar em consideração a distância entre o Quadro de distribuição (QDC) onde está o disjuntor, até o local onde será instalado o chuveiro.
Vamos usar para efeito de cálculo a corrente do nosso exemplo a seguir de 35,43A os fabricantes exigem em especificação no corpo do chuveiro qual cabo usar, ou seja para esse caso iremos usar um cabo de 6mm² para a tensão de 127V, nunca esquecendo que o cabo pode variar dependendo da tensão de alimentação, da potência do chuveiro e claro a distância que mencionamos do QDC até o ponto de instalação.

Qual o disjuntor correto para chuveiro?

Os disjuntores são denominados dispositivos de proteção que são projetados para interromper um circuito quando há uma sobrecarga ou um curto-circuito em uma instalação a partir do limite de corrente que ele suporta. Assim, se ele for mal dimensionado pode ocorrer um dos mais comuns casos de disjuntor desarmando e se tem algo desagradável é na hora do banho ter esse problema, não é mesmo? Tirando dessa lista claro os adeptos a banho frio rs. Temos um artigo aqui no blog explicando com mais detalhes sobre disjuntores, o link está logo abaixo.

Disjuntor, o que é? Para que serve? Como funciona?


Para uma correta escolha devemos saber a curva correta a se usar nesse disjuntor de acordo com a sua corrente nominal, bom para ficar bem fácil de entender iremos usar um chuveiro de potência de 4500W, e a alimentação que irá ligar esse chuveiro é 127V monofásico.
e de forma bem fácil é só dividir a potencia (4500w) pela tensão de alimentação (127V) assim teremos a corrente que esse chuveiro irá precisar que será aproximadamente 35,43A (Amperes) para esse caso deve se usar um disjuntor que seja desse valor ou um pouco a mais, não podemos usar um valor abaixo e nem muito acima e no comércio iremos encontrar disjuntor de 40A então devemos escolher esse pois é o valor mais próximo desse resultado não ficando abaixo dos 35,43A encontrado. Se quiser saber mais sobre corrente elétrica (A) que falamos agora temos outro artigo aqui no blog explicando mais a fundo o que é corrente elétrica, o link está logo abaixo.

O Que é Corrente Elétrica?


Como aterrar o chuveiro?

Outra grande dúvida que muitos nem chegam a ter e acabam fazendo de forma errada é ligar o cabo terra do chuveiro no cabo neutro do chuveiro. O correto é claro ligar o cabo terra do chuveiro no cabo terra da instalação do local, mas caso não tenha esse cabo já esperando o melhor a se fazer é deixar o cabo terra sem conectar mesmo o isole e contrate um eletricista para realizar esse serviço se você não for habilitado.

3 RAZÕES ABSOLUTAS PARA SE CONTRATAR UM ELETRICISTA.

Como instalar o chuveiro elétrico?

Vamos começar com a instalação hidráulica, primeiro desligue o registro de água, depois passe uma fita veda rosca na rosca externa da entrada do chuveiro e enrosque no tubo de água que o acompanha deixe firme, logo após passe a fita novamente na rosca externa do tubo de água e enrosque na saída da tubulação na parede e deixe firme na posição correta e pronto.
Depois de todo esse passo a passo, podemos seguir com a instalação elétrica de fato do chuveiro, desligue o disjuntor geral depois use um conector de porcelana ou outro material de acordo com suas especificações por exemplo conectores da wago são ótimas opções, decape os condutores do chuveiro e em seguida  conecte-os nos conectores, aperte bem os parafusos ou somente encaixe nos soquetes de pressão dos conectores wago, nessa situação não tem relação entre cabos neutro e fase somente temos que nos atentar para o aterramento que é o terra do chuveiro com o condutor terra da instalação, se possível evite emendas pois podem causar aquecimento dependendo da forma feita. Antes de ligar é recomendado colocar a posição da temperatura em modo ‘’DESLIGADO’’ após isso abra novamente o registro de água e deixe toda a água passar pelo chuveiro, depois desligue o registro e coloque a chave na posição que desejar da temperatura, ligue o disjuntor e abra novamente o registro de água e tenha um belo banho quente.



Quais os modelos de chuveiros que existem?

Bom iremos falar brevemente sobre os modelos de chuveiros que existem no mercado, são eles:

Chuveiro elétrico/comum

Chuveiro elétrico é o mais utilizado por todos sendo muito popular nas residências e provavelmente irá encontrar em qualquer casa.


Chuveiro eletrônico

Esse chuveiro eletrônico tem sido muito procurado devido a sua configuração de regular a temperatura suavemente sem a necessidade de desligar a água para a troca.


chuveiro híbrido 

Pelo nome já podemos imaginar ver que se trata de mais de uma forma de aquecimento, quando a sua temperatura é atingida a resistência é desligada e entra a possibilidade de ser usada a energia solar ou a gás.

Chuveiro multitemperatura

Esse modelo é o mais querido por se tratar de um modelo onde as temperaturas podem ser facilmente mudadas geralmente vem nas opções inverno, desligado e verão, só não podemos esquecer de desligá-lo para essa troca.

chuveiro pressurizado

Sim não poderia faltar ele, muito usado em casas onde a caixa d’água fica muito próxima do chuveiro aumentando assim sua pressão para um maior conforto.

Ducha

Encabeçando esse rank temos a famosa ducha, quem nunca tomou uma boa ducha? Mas tem diferença entre ducha e chuveiro? Sim tem, a ducha é instalada de forma inclinada onde tem uma boa queda de água com uma pressão maior, muito usada em áreas externas.



E quais são as marcas mais procuradas?

Bom chegamos ao fim desse artigo e as marcas mais utilizadas pelos consumidores são várias, cada uma se destaca por sua particularidade, uma tem mais economia na hora do uso, outra tem mais eficiência na hora do banho, isso sem falar na qualidade que é essencial para quem procura um produto para um bom tempo de uso, podemos destacar algumas no mercado como, chuveiro Lorenzetti, Hydra, Corona, gorducha, ThermoSystem e Deca.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma ou ainda restou alguma dúvida, deixe nos comentários que nossa equipe terá um enorme prazer em responder.


Comentários